HORA CERTA EM MOSQUEIRO

sábado, 14 de agosto de 2010

Visite outros blogs

http://poesiasparamosqueiro.blogspot.com
http://moqueio.blogspot.com
http://chalesdemosqueiro.blogspot.com
http://centenáriodemosqueiro.blogspot.com
http://sãocristovãoemmosqueiro.blogspot.com
http://mosqueirojunino.blogspot.com
http://veraneioemmosqueiro.blogspot.com
http://pontebelémmosqueiro.blogspot.com
http://praiasdemosqueiro.blogspot.com
http://imagensdemosqueiro.blogspot.com
http://carnavalemmosqueiro.blogspot.com
http://emancipaçãodemosqueiro.blogspot.com
http://ciriosdemosqueiro.blogspot.com
http://mosqueirense.blogspot.com
http://igrejasdemosqueiro.blogspot.com
http://veraneandoemmosqueiro.blogspot.com
http://mosqueiroilhasevilas.blogspot.com

domingo, 1 de agosto de 2010

PRAIA DO MURUBIRA

9. PRAIA DO MURUBIRA:
Uma ponta, uma "enseada" e vem a praia, cujo nome lembra os índios que habitavam a ilha: os Murubira. Em sua orla, um muro de arrimo, um calçadão e algumas palmeiras. Esta praia passou a ser bem frequentada com a inauguração do Hotel Murubira. Encontro de jovens para paquera, tornando-se a nossa Ipanema.

Murubira: Tribo que habitava o local, na linguagem indígena Murubira ou Morobira, como chamavam os índios, significa ‘homem forte’ ou ‘homem de pedra’.
Não é permitido fazer cópias e/ou utilizar as imagens sem autorização do proprietário
Contatos: JCSOliveira_uema@hotmail.com

Orla da Praia do Murubira

                                                                        Hotel Murubira




Não é permitido fazer cópias e/ou utilizar as imagens sem autorização do proprietário
Contatos: JCSOliveira_uema@hotmail.com
Fotos: JCSOliveira
Blog: http://imagensdemosqueiro.blogspot.com
http://mosqueirense.blogspot.com
e-mail: jcsoliveira_uema@hotmail.com

PRAIA DA FAZENDINHA


21. FAZENDINHA:
Há um século, o Sr. Antonio Rufino da Silva, às proximidades dessa praia, tinha uma pequena fazenda, com alguma criação de gado. O nome permaneceu através dos anos.

Fazendinha – Homenagem a fazenda existente no local.

PRAIA DA CAMBOINHA

20. CAMBOINHA:
O nome desta praia originou-se do fato de antigos moradores do local construírem camboas de pedras, para a pesca de subsistência.

Camboinha: Escravos armavam camboas no local para prender os peixes, hoje conhecido como currais.


PRAIA DO BACURI

19. PRAIA DO BACURI:
Fruta gostosa, aveludada, branquinha, de casca amarela. O bacurizal às proximidades deu-lhe o nome.

Bacuri – Grande quantidade de árvores da fruta Bacuri existente no local.

PRAIA DA CONCEIÇÃO DA BAÍA DO SOL (PRAIA GRANDE)

18. PRAIA DA CONCEIÇÃO DA BAÍA-DO-SOL (Praia Grande):
Do outro lado da ilha nasce o astro-rei em toda a sua plenitude. Os índios no despertar da manhã rufavam os seus tambores e faziam oferendas ao deus Sol, cujo nome foi atribuído à baia e à localidade. Nos pequeninos grãos de areia da praia, o sol, qual um pintor, produz reflexos maravilhosos. Nas ondas que se espraiam, os tons luminosos. Nas ondas que se espraiam, os tons luminosos nos deslumbram. As gotinhas que ficam parecem pedras preciosas de algum tesouro oculto no fundo do mar. As águas parecem nos acariciar. Nas verdes palmas dos coqueiros, diversos tons de verde brilham intensamente. A praia inteira é como uma explosão de luz, de cores, de vida. É Apolo que passa na sua carruagem dourada.

Conceição – Homenagem da família do capitão da Guarda Imperial Leocádia José da Silva, que tinha grande devoção por Nossa Senhora da Conceição.

PRAIA DO PAISSANDÚ

17. PRAIA DO PAISSANDÚ:
Suas águas mudam um pouco de cor, são mais profundas. Árvores convidam ao repouso após o banho. Pedrinhas brancas, seixos em grande quantidade, ar de maresia, que nos trazem lembranças.

PRAIA DO PARAÍSO

16. PRAIA DO PARAÍSO:
Felicidade completa deviam sentir aqueles que promeiro a descobriram. O Éden. Areias alvíssimas, o sol, o leve sussurar das ondas, coqueiros sinuosos e inclinados erguem suas copas e seus cachos. A quietude nos envolve, não sentimos o tempo passar, o que nos lembra o Paraíso Perdido. Praia inesquecível.

Paraíso: Considerada pelos pescadores como de águas afrodisíacas, dizem que toda a noite uma mulher sai das ruínas do Sitio Sant ‘Ana para tomar banho na praia e isso provoca o encantamento de suas águas.


PRAIA DO MARAHÚ

15. PRAIA DO MARAHÚ:
Extensa, maravilhosa, com suas brancas e grossas areias, é uma das mais pitorescas. Lá existem pedras que, com o constante bater das ondas, trnsformaram-se em estranhas esculturas. A água, como um conzel gigante, com capricho as modelou.

Marahú – Por ter sido um porto onde as antigas embarcações que seguiam rumo a Belém quando atracadas, eram amarradas nos MARÁS, vara enfiada na beira dos rios para este fim.

PRAINHA DA CONCEIÇÃO

14. PRAINHA DA CONCEIÇÃO:
Casa antiga à beira-mar. Uma capelinha branca dedicada à Virgem deu-lhe o nome. Que belas ondas vêm quebrar naquela praia de areaia branca e penhascos. Cipós pendentes de árvores frondosas. É a mata que parece querer chegar até o mar. Sobraba, silêncio.Praia que guarda lelmbranças antigas.

Conceição – Homenagem da família do capitão da Guarda Imperial Leocádia José da Silva, que tinha grande devoção por Nossa Senhora da Conceição.

PRAIA DO CARUARA

13. PRAIA DO CARUARA:
Praia bonita, retirada, com mansas pedras surgindo das águas. Um contato com a natureza.

Caruára – Doenças ou enfermidades tais como peste de bexiga, hoje conhecida como varíola, cólera ou sarampo que eram contraídas pelos índios Tupinambás, por andarem sempre nus e dormirem no chão. A utilização de suas águas, pelos índios, tinham muitas vezes poderes de cura dessas doenças.

PRAIA DO CARANANDUBA

12. PRAIA DO CARANANDUBA:
Caranã designa uma palmeira elegante de cujos frutos se prepara uma bebida. Devido à grande quantidade de caranãs, a localizade ficou conhecida como Carananduba. Mais frequentada pelos moradores, a praia é pequena, sem grande atrativos. Os cabanos foram os primeiros moradores de Carananduba.

Carananduba: Grande quantidade da arvore caranà.

PRAIA DO SÃO FRANCISCO

11. PRAIA DE SÃO FRANCISCO:
Seu nome é uma homanagem aos santo da ecologia. Praia ideal para os piqueniques. Quando ocorre a vazante, as águas recuam bastante, deixando uma vasta extensão de areia banhada pelo sol. A mata ainda bem perto, o canto dos passarinhos, o marulho das ondas sobre as alvas areias nos proporcionam recolhimento.

São Francisco: Santo padroeiro da Ecologia.

PRAIA DO ARIRAMBA

9. PRAIA DO MURUBIRA:
Uma ponta, uma "enseada" e vem a praia, cujo nome lembra os índios que habitavam a ilha: os Murubira. Em sua orla, um muro de arrimo, um calçadão e algumas palmeiras. Esta praia passou a ser bem frequentada com a inauguração do Hotel Murubira. Encontro de jovens para paquera, tornando-se a nossa Ipanema.

Murubira: Tribo que habitava o local, na linguagem indígena Murubira ou Morobira, como chamavam os índios, significa ‘homem forte’ ou ‘homem de pedra’.

PRAIA DO PORTO ARTHUR

8. PORTO ARTHUR:
Praia que recebeu este nome em homenagem a Arthur Pires Teixeira, um dos primeiros a ter casa de veraneio naquele local. No Porto Arthur ficava o fim da linha do bondinho puxado por burros, meio de transporte usado antigamente entre a Vila e aquele lugar, através da estrada Chapéu Virado, hoje Av. 16 de Novembro. Praia ótima para o banho e, à noite, excelente para a pescaria.

Porto Artur: Homenagem ao comendador Arthur Pires Teixeira, um dos pioneiros do local.

PRAIA DO CHAPÉU VIRADO

7. PRAIA DO CHAPÉU VIRADO:
Sua denominação é explicada ao tratar-mos do Hotel Chapé Virado. Muito plana, encantadora com suas ondas, ideal para competições de iatismo. Faixa de areia muito extensa, é uma das mais frequentadas.

Chapéu Virado: Colonos Portugueses fabricavam chapéus com abas, que chamavam de beiras e a expressão usada era ‘chapéu beirado’ com a pronuncia portuguesa ‘chapéu birado’ e mais tarde ‘chapéu vira’.


Orla da Praia do Chapéu Virado

Edifício Lilian Lúcia
Hotel Chapéu Virado

PRAIA DO FAROL

6. PRAIA DO FAROL:
O farol que ainda hoje permanece, deu-lhe a denominação, fazendo uma graciosa curva com suas brancas areaias, esta é talvez a mais bonita das praias ........Quem chega de Belé, ao deparar-se com esta vista, lembra um cartão postal. No meio da praia, uma formação rochosa com alguma vegetação avança para o mar e, quando a maré esta transforma-se numa ilhosa, em cujas pequenas árvores os namorados gravam as suas iniciais. Apropriadamente foi denominada Ilha dos Amores.

Farol: Pelo farol que orienta os navegadores.


Ilha do Amor

Praia do Farol

Hotel Farol

PRAINHA

5. PRAINHA:
Separada por enormes pedras ....praia surge esta pequena praia, que nos da uma sensação de leveza, paz, tranquilidade....

Prainha: Pela extensão de seu tamanho.

PRAIA GRANDE

4. PRAIA GRANDE:
Praia extensa, mesmo com a maré vazante, dificilmente fica seca.Dai o motivo de sua preferência para os pequiniques. Um pouco mais afastada da Vila,é também a mais procurada à noite para os trabalhos de umbanda. Praia misteriosa dedicada aos orixás, que ali fazem suas oferendas às entidades do mar. As vela coloridas, os ponto cantados por mães-de-santo vestidas de branco, as danças, o barulho das ondas a tornam quasse irreal.

Praia Grande: Pela extensão de seu tamanho.

PRAIA DO BISPO

3. PRAIA DO BISPO:
Segundo as histórias de assombrações muito comuns na ilha, nas noites de luar, um bsipo sem cabeça vagava pelas areaisdesta praia. O nome ficou. Em manhãs de sol, o banho gosto. As bonitas escadarias, a quadra de esporte,a visão do mar, descortinando-se ao fundo o Marajó, são suas características dominantes.

Bispo: Vagava por suas areias um bispo sem cabeça em noites de lua cheia.

PRAIA DA PONTE

2. PRAIA DA PONTE:
Com o tempo formou-se esta praia localizada onde fica o trapiche que servia ao desembarque de passageiros, quando a ligação da ilha com Belém era feita por via fluvial. O pôr-do-sol visto desta praia é realmente fantástico.

PRAIA DO AREÃO

PRAIAS DE MOSQUEIRO

São 21 as praias existentes na ilha, cada uma delas apresenta detalhes de origem de denominação:

1. PRAIA DO AREÃO:
Essa denominação originou-se do extenso areal que a recobria. O areal diminuiu em muito, mas o nome permanceu.
Localizada na Vila, é a praia mística do Mosqueiro, pois abrigando a Colonia de Pescadores Z-9, é ali realizada todos os anos a Festividade de São Pedro, com procissão marítima, levantamento de mastro e festa dançante.

Areão: Grande areal que recobria o lugar.

PRAIAS DE BELÉM DO PARÁ-MOSQUEIRO

Praias de Belém do Pará

Mosqueiro


Praia da  ilha do mosqueiro

Imagine banhar-se em praias paradisíacas sem ter o incômodo das assaduras causadas pelo sal marinho. E com direito a ondas, pois voce está em um rio próximo à sua foz no oceano atlântico. Isso é possível em Belém do Pará, pois a cidade encontra-se numa posição privilegiada pela natureza.

O volume colossal de água despejada pela bacia amazônica no oceano atlântico é tão grande que em alguns meses do ano a salinidade do oceano é quase zero mesmo a 50 kilômetros da costa oceânica, muito além de Belém.

Praias da Ilha do Mosqueiro

Mosqueiro é uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Guajará. É cercada por 20 praias fluviais. Tem seu nome associado ao processo de defumação de peixes utilizado por índios chamado Moqueio. Banhada pela Baía do Marajó, suas praias sofrem a influência das marés, por isso possuem ondas (mesmo sendo praias de rio).

Dentre as praias as que merecem mais atenção são: Areião, Grande, Farol, Chapéu virado, Murubira, Ariramba, São Francisco, Paraíso e Baia do Sol. Algumas são bastante urbanizadas, outras permanecem pouco freqüentadas, mas todas são de extrema beleza.

Mosqueiro apresenta, também, marcos da história de Belém através de sua arquitetura baseada nos chalés antigos que predominam na orla e dão sua fama internacional. Além disso, a ilha possui restaurantes, bares e hotéis para a comodidade do visitante.


Fonte: http://www.telefone.inf.br/pa/belem/belem-praias.php